Publicações

Aqui você encontra alguns dos resultados do LocalJor que estão publicados.

O que conecta os públicos ao jornalismo local:
hábitos, interesses, sustentabilidade, engajamento e participação em
Florianópolis

Relatório de investigação realizada pelo grupo de pesquisa TransformaJor, contendo os resultados de um survey com 604 respondentes, amostra representativa da população da cidade de Florianópolis, sobre sua relação com jornalismo local.

 

 

 

 

 


Organizações de serviço público não-estatal: em busca de novas institucionalidades para o jornalismo local

O texto propõe uma tipologia de organizações não-estatais de serviço público que ofertam jornalismo no Brasil em eixos que se baseiam na auto-organização dos jornalistas (cooperativas, associações profissionais), na auto-organização da comunidade (institutos, fundações, associações sociais) ou em articulações entre jornalistas e comunidade. Também apresenta uma metodologia para a cocriação de institucionalidades alternativas à empresa privada ou pública com vistas a jornalismo local de qualidade, em fase de experimentação na cidade de Florianópolis. Ao avançar nessa caracterização, o artigo pretende contribuir com a ampliação do repertório de alternativas organizacionais e modelos de governança ao jornalismo comercial, direcionando respostas a impasses reportados em estudos recentes sobre jornalismo local (Jerónimo, 2024; Radcliff, 2023), assim como a questões relacionadas à sustentabilidade e à governança do jornalismo (Mick; Tavares, 2017; Ferruci; Alaimo, 2020; Cagé, 2015) e ao lugar dos serviços públicos estatais e não-estatais num ecossistema midiático em transformação (Camargo, 2020).

Palavras-chave: Jornalismo local; governança do jornalismo; propriedade da mídia; serviço público não-estatal.


O local do jornalismo em Florianópolis (SC): direcionamentos de um survey para encontrar um lugar para o jornalismo

Propomos uma discussão sobre o jornalismo local e seus territórios partindo de uma análise parcial dos dados de um survey realizado pelo grupo de pesquisa TransformaJor – Transformações Estruturais no Jornalismo, com uma amostra representativa da população de Florianópolis (SC) para compreender a relação entre os habitantes da cidade e o jornalismo que é feito nela e para ela. Trazemos uma análise preliminar sobre as motivações para o consumo de notícias, o interesse das pessoas em diferentes temáticas no jornalismo local e o que elas consideram que deveria receber mais atenção da mídia. O objetivo é compreender qual o lugar de um jornalismo feito nessa cidade, mapeando interesses comuns entre os diversos públicos e identificando questões capazes de gerar engajamento com a cidade e também com o jornalismo.

Palavras-chave: Jornalismo local; survey; lugar; comum.


Governança social para um jornalismo de novo tipo: leitura, credibilidade, qualidade e sustentabilidade jornalística em Joinville (SC) (2016-2018)

Relatório final da pesquisa de campo do Projeto GPSJor – Governança,
Produção e Sustentabilidade para um Jornalismo de Novo Tipo, desenvolvido por pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Jornalismo e de Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Curso de Jornalismo do Bom Jesus/Ielusc e do Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa
(UEPG). A investigação teve início em setembro de 2015, com recursos próprios do Ielusc e da UFSC e, a partir de julho de 2017, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Jornalismo local a serviço dos públicos: como práticas de governança social podem oferecer respostas às crises do jornalismo

Este livro apresenta os resultados da pesquisa “GPSJor – Governança, Produção e Sustentabilidade Para um Jornalismo de Novo Tipo”, que buscou formular respostas originais à crise que atinge o jornalismo. Durante cinco anos, mais de duas dezenas de pesquisadores/as de três universidades fizeram de Joinville (SC) laboratório de uma pesquisa-ação que estudou as relações do jornalismo local com seus públicos – das audiências a profissionais, anunciantes, gestores, fontes.