Equipe LocalJor publica síntese de pesquisa com a população em artigo na revista EJM

26/06/2026 17:58

A equipe do projeto LocalJor publicou um artigo na edição mais recente da revista Estudos em Jornalismo e Mídia, periódico científico editado pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O texto, fruto do trabalho coletivo de todos os integrantes do projeto, apresenta uma síntese dos principais resultados do survey realizado em 2024 com a população de Florianópolis.

Intitulado “O que conecta os públicos ao jornalismo local: um survey sobre interesses em Florianópolis”, o artigo reúne os principais achados da pesquisa, que investigou as razões pelas quais as pessoas consomem — e desistem de consumir — notícias, os temas considerados mais relevantes, as fontes acessadas para se informar sobre a cidade, os interesses de participação no jornalismo e as alternativas para seu financiamento.

Os resultados sugerem uma nova forma de compreender a relação dos públicos com o jornalismo local, centrada nas motivações individuais e sociais mais do que nas características das mídias. Os dados indicam que essa relação pode ser fortalecida com maior atenção aos temas de interesse da população — mas também revelam um cenário de baixa participação, especialmente no que diz respeito ao financiamento.

O artigo é assinado por Andressa Kikuti-Dancosky, Jacques Mick, Samuel Pantoja Lima, Lucas Santos Carmo Cabral, Gabriela Bregolin Grillo, Denis Berté Sálvia, Luisa Meurer-Tavares, Dairan Mathias Paul, Daniel Cassol e Carlos Albano Volkmer de Castilho, todos integrantes do projeto LocalJor.

O LocalJor é um dos projetos do grupo de pesquisa Transformações Estruturais do Jornalismo (TransformaJor), vinculado ao PPGJor-UFSC e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP) da UFSC. Após a pesquisa com a população, o grupo voltou a campo para ouvir 251 entidades da sociedade civil de Florianópolis, investigando como essas organizações se relacionam com o jornalismo local e de que formas gostariam de se envolver com ele.

Relatório de Pesquisa da Etapa 2 do LocalJor é publicado

23/06/2026 14:59

As pesquisadoras e pesquisadores do Laboratório de Práticas para o Jornalismo Local a Serviço dos Públicos (LocalJor) compartilham o Relatório Final da Etapa 2 do estudo sobre jornalismo local, cuja coleta de dados foi realizada de 6 de outubro a 5 de dezembro de 2025, e contou com a participação de 251 entidades.

O projeto integra o grupo de pesquisa Transformações Estruturais do Jornalismo (TransformaJor), vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJGJOR) e Sociologia e Ciência Política (PPGSP), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo geral do trabalho é aprofundar as reflexões sobre a chamada crise do jornalismo, valorizando o diálogo com entidades representativas da sociedade sobre as alternativas potenciais e sustentáveis para esta atividade fundamental à vida democrática.

A investigação que ora apresentamos tem como horizonte a construção de um jornalismo de serviço público não-estatal, sem fins lucrativos, em diálogo com a sociedade civil interessada em informação local de qualidade – cidadãs, cidadãos e organizações da sociedade civil (OSCs). Trata-se da sequência de uma série de estudos desenvolvidos ao longo dos últimos 10 anos, nos quais partimos da hipótese de que o envolvimento das comunidades na cocriação das estruturas institucionais do jornalismo local pode favorecer modelos de governança mais sustentáveis e abertos à participação, contribuindo para o enfrentamento da crise do setor. Nosso horizonte é fortalecer o jornalismo como forma social de conhecimento indispensável à convivência social.

Neste relatório, apresentamos um resumo das considerações das OSCs de Florianópolis sobre o jornalismo local, organizadas em seis grandes temas: 1) relevância do jornalismo local para as entidades; 2) os principais jornalistas e meios de informação local; 3) os temas de interesse e as prioridades editoriais; 4) o acesso às mídias locais e o interesse em participar do jornalismo; 5) o financiamento do jornalismo local; e 6) os modelos de organização jornalística desejados. Boa leitura!!!

A íntegra do Relatório você acessa aqui.

Festival 3i marca virada para 3ª fase da pesquisa do LocalJor

08/06/2026 21:13

No último domingo, dia 31 de maio, a pesquisadora e coordenadora executiva do Local Jor, Andressa Kikuti, participou do Festival 3i, no Rio de Janeiro. Andressa apresentou os resultados das duas primeiras fases da pesquisa sobre jornalismo local em Florianópolis. A apresentação durou cerca de 20 minutos e contou com a presença de jornalistas, representantes de veículos de mídia, sobretudo independentes, e pesquisadores do campo.

De acordo com Andressa, “entre os temas que foram tratados no evento, o jornalismo local foi destaque, e a interação com a audiência, também. E nesse sentido, aquilo que a gente vem discutindo no grupo de pesquisa está muito conectado com o que foi discutido no festival. Então, me deu essa impressão de que a gente está muito por dentro mesmo das discussões mais atuais, tirando um pouco daquela visão que muita gente tem de que a academia e o mercado não conversam”.

“As discussões sobre como se aproximar da audiência, sobre a importância que isso tem na construção de um jornalismo local que também seja presencial, de engajar as comunidades nos territórios, ocuparam lugar de destaque no Festival. Tem, também, muita gente apostando no jornalismo local como saída para esses novos desafios que o jornalismo tem enfrentado, como, por exemplo, a utilização de Inteligência Artificial. Nesse sentido, o argumento é que a gente precisa fortalecer o jornalismo nos territórios, o jornalismo local” – completou Andressa.

Além de divulgar a pesquisa, a coordenadora executiva do Local Jor conseguiu estabelecer contato com outras pesquisas e iniciativas de jornalismo independente. Além disso, Andressa foi entrevistada pela Rádio UFRJ e teve oportunidade de falar sobre a terceira fase da pesquisa que busca qualificar os dados coletados nos dois primeiros momentos da investigação com consultas à população e à sociedade civil organizada sobre usos e expectativas em relação ao jornalismo local. A ideia é debater as informações levantadas com mais profundidade e, a partir de um processo de cocriação, elaborar uma proposta que seja capaz de impactar positivamente na qualidade do jornalismo local em Florianópolis.

Coordenadora Executiva do Local Jor vai ao Rio participar do Festival 3i

27/05/2026 14:15

Foto: Daniel Conzi

No domingo, dia 31 de maio, a coordenadora executiva do projeto de pesquisa Local Jor – Laboratório de Práticas para o Jornalismo Local à Serviço dos Públicos – participa do Festival 3i no Rio de Janeiro. Andressa Kikuti apresenta dados e tendências da investigação sobre saídas para a sobrevivência e sustentabilidade do jornalismo local em Florianópolis (SC) por meio dos resultados das duas primeiras etapas da pesquisa.

O Festival 3i reúne de 29 a 31 de maio jornalistas, pesquisadores e veículos independentes de todo o Brasil e da América Latina para debater inovação, audiência, financiamento e o futuro da imprensa. Além de coordenadora executiva do Local Jor, Kikuti é pós-doutora em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

É a primeira vez que os resultados da pesquisa são apresentados fora do ambiente acadêmico para um público formado majoritariamente de jornalistas profissionais. Antes disso, os dados foram compartilhados em eventos como a Compós e SBPJor, mas também em dois lançamentos realizados pelo próprio Local Jor na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina com o público que participou da pesquisa e entidades da sociedade civil como um todo.

De acordo com Andressa, “é uma oportunidade excelente para dialogar a pesquisa acadêmica com jornalistas da prática profissional. É um festival enorme, é o principal festival de jornalismo da América Latina. São profissionais de todo o Brasil, de outros países também, especialmente jornalistas do ramo digital e independente. Então, vai ser muito importante poder dar essa visibilidade para a pesquisa e poder ouvir, trocar, conversar com jornalistas envolvidos na prática profissional”.

Equipe do LocalJor apresenta resultados da pesquisa em evento científico

13/11/2025 15:46

Entre os dias 3 e 7 de novembro, pesquisadoras(es) do LocalJor estiveram presentes no 23°Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), realizado na cidade de Ponta Grossa, no Paraná.

Neste ano, a apresentação ocorreu na rede de Fundamentos Teóricos do Jornalismo. O pesquisador Lucas Cabral apresentou o artigo “Como as mudanças sociais afetam os usos do jornalismo local? Um survey numa cidade do Sul do Brasil”, escrito por ele e por Andressa Kikuti, Gabriela Grillo, Luisa Meurer-Tavares e Jacques Mick. Trata-se do desenvolvimento de uma metodologia experimental para análise a uma pergunta específica do survey aplicado à população de Florianópolis em 2024: “Por que você consome notícias?”.

Como se tratava de uma pergunta aberta, ou seja, nela as pessoas poderiam responder o que quisessem, a multiplicidade foi grande, assim como o volume a examinar: 604 respostas. Para analisá-las, os pesquisadores criaram categorias que pudessem distinguir padrões, e as codificaram a partir de trabalho humano, com auxílio de inteligência artificial. A equipe chegou à conclusão de que o interesses individuais (ou seja, informações que habilitem as pessoas a agirem em seu cotidiano e que sejam úteis para sua vida pessoal) são o motivo mais relevante para pessoas consumirem notícias. Em segundo lugar, vem as motivações sociais (informações úteis para a atuação na comunidade) e, por último, as características da mídia (se é bom de ler, se é feito para o celular etc.).

“A apresentação do artigo na SBPJor foi bastante produtiva. As discussões realizadas no grupo de trabalho nos auxiliam a pensar teoricamente as descobertas que fizemos no nosso artigo. Além disso, o evento possibilitou contato com professores de todo o país que se interessaram pela nossa pesquisa e que vão manter contato conosco para desenvolver projetos futuros”, afirma Lucas.

Ainda no evento, o professor Samuel Pantoja Lima apresentou o artigo “Perfis Regionais dos Jornalistas Brasileiros: Semelhanças e dessemelhanças” na sessão coordenada da Rede de Trabalho e Identidade de Jornalistas (Retij). Ele analisa, de maneira comparativa, as diferenças demográficas dentro da profissão.

LocalJor debate desafios do jornalismo local com estudantes da UFSC

01/10/2025 10:26


O que faz os moradores de Florianópolis consumirem – ou desistirem de consumir – notícias? Quais são os canais de informação mais procurados? Que temas interessam mais à população da capital? O que faz as pessoas confiarem ou desconfiarem dos jornalistas? Quem está disposto a pagar por notícias?

Essas e outras questões fundamentais para a compreensão do futuro do jornalismo e de sua relação com os públicos serão apresentadas na próxima terça (7), aos estudantes de Jornalismo da UFSC e demais interessados. Com o tema “O que conecta as pessoas ao jornalismo local?”, a palestra será realizada às 8h30 no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

Aberto ao público em geral, o evento é organizado pelo grupo LocalJor (Laboratório de práticas para o jornalismo local a serviço dos públicos), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, que no segundo semestre de 2024 realizou uma pesquisa por amostragem com 604 moradores de Florianópolis a respeito de sua relação com as notícias. O estudo é registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e recebeu financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Os resultados da pesquisa serão apresentados pelos professores Samuel Pantoja Lima e Andressa Kikuti Dancosky, responsável pela pesquisa. A mediação ficará a cargo da professora Flávia Guidotti, coordenadora do curso de Jornalismo da UFSC.

Durante a atividade, os convidados apresentarão os resultados da pesquisa dedicada a investigar como o público de Florianópolis se relaciona com veículos de comunicação locais. A proposta é estimular a reflexão sobre a relevância do jornalismo local e debater os caminhos para fortalecer o vínculo entre imprensa e sociedade na capital catarinense.

O que conecta as pessoas ao jornalismo local?

7 de outubro (terça), às 8h30
Auditório Henrique Fontes (CCE-UFSC)
Debatedores: Profª. Andressa Kikuti Dancosky e Prof. Samuel Pantoja Lima
Mediação: Prof.ª Flávia Guidotti

LocalJor apresenta resultados de pesquisa a jornalistas do ND+

29/09/2025 14:15


Jornalistas do portal ND+, do Grupo ND, tiveram oportunidade de conhecer detalhes e discutir os resultados da pesquisa “O que conecta os públicos ao jornalismo local?”, realizada pelo em 2024 pelo LocalJor (Laboratório de Práticas para o Jornalismo Local a Serviço dos Públicos), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR-UFSC). A investigação buscou compreender as bases para a construção de um jornalismo local de qualidade a partir da concepção dos moradores da cidade.

O encontro aconteceu na última quinta-feira, 25 de setembro, na sede do ND+ em Florianópolis, a convite da empresa. A pesquisadora Andressa Kikuti Dancosky, coordenadora executiva da pesquisa, apresentou os dados a editores e repórteres que atuam nas cidades de Florianópolis, Joinville, Criciúma, Itajaí, Chapecó e Blumenau, que participaram de forma presencial e remota.

Entre maio e junho de 2024, uma equipe de voluntários foi a campo entrevistar 604 moradores de todos os bairros da capital catarinense. A população respondeu sobre hábitos de consumo do jornalismo, interesse por temas da cobertura jornalística, razões para consumir notícias, o que os públicos valorizam e razões para desistir de ler notícias, sustentabilidade e percepção de influências no conteúdo jornalístico, engajamento e participação do público no jornalismo.

“A gente sabe que as saídas para o jornalismo não vem só da academia, e nem só da prática profissional. A gente precisa trabalhar juntos”, afirma Andressa. No encontro, os jornalistas relataram experiências, compararam dados e debateram meios de alcançar melhor o público. “A conversa gerou vários insights para pensarmos em conteúdos diferentes para entregar a quem consome notícia em Florianópolis”, relata Richard Vieira, editor-chefe do site ND+.

O grupo LocalJor vem realizando uma série de atividades para a divulgação dos resultados da pesquisa. No dia 21 de agosto, pesquisadores participaram de uma audiência pública na Câmara dos Vereadores de Florianópolis que reuniu cerca de 40 pessoas, entre representantes de sindicatos, associações de moradores e iniciativas de jornalismo independente. Antes, no dia 23 de abril, a pesquisa foi apresentada a parlamentares, estudantes, autoridades e representantes da sociedade civil na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Agora, no próximo dia 7 de outubro, o relatório será apresentado aos estudantes do curso de Jornalismo da UFSC e à comunidade acadêmica. O evento terá início às 8h30 no Auditório Henrique Fontes.

Pesquisa com entidades da sociedade civil vai avaliar jornalismo local em Florianópolis

17/09/2025 17:28


As entidades da sociedade civil de Florianópolis terão a oportunidade de avaliar o jornalismo local e propor transformações para o ecossistema de informações da capital. A partir de outubro, uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai ouvir as organizações sociais com o objetivo de propor um novo modelo de jornalismo de serviço público não-estatal para a produção de notícias locais.

Com o título “Novas institucionalidades de serviço público não-estatal para o jornalismo local em Santa Catarina”, a pesquisa é realizada pelo grupo de pesquisa LocalJor (Laboratório de práticas para o jornalismo local a serviço dos públicos), do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Trata-se da segunda etapa da pesquisa, que em 2024 ouviu 604 moradores da cidade de Florianópolis (SC) com o objetivo de compreender os hábitos de consumo de notícias, o interesse por temas da cobertura jornalística e outras questões sobre a relação entre a população da cidade e o jornalismo local. O resultado da pesquisa pode ser acessado aqui.

Participação da sociedade

Nesta nova etapa, o LocalJor pretende mobilizar as organizações da sociedade civil de Florianópolis para pensar qual jornalismo é adequado para as necessidades e os desafios das cidades. Serão ouvidos representantes de entidades de diversas áreas, como cultura, meio-ambiente, direitos humanos, além de sindicatos de trabalhadores e associações empresariais. O objetivo do projeto é desenvolver um modelo de organização jornalística de caráter público, com a participação da sociedade em sua constituição.

“Nossa proposta é pesquisar e desenvolver essas novas institucionalidades de serviço público não-estatais para a produção de notícias de âmbito local. A principal estratégia deve residir não na busca de maximizar receitas e lucros, mas na promoção do princípio das cidades inteligentes e na preocupação com o papel da informação de qualidade no fortalecimento da democracia e no desenvolvimento socioeconômico regional”, afirma o professor Samuel Pantoja Lima, coordenador da pesquisa.

Entrevistas começam dia 6/10

A primeira reunião com a equipe de voluntários foi realizada nesta terça-feira (16). Nos próximos dias, serão feitos testes e ajustes no questionário da pesquisa. A previsão é que as entrevistas com as entidades sejam realizadas a partir do dia 6 de outubro. Os entrevistadores entrarão em contato com as organizações, divididas em 12 áreas de atuação – Arte e Cultura, Assistência Social, Direitos Sociais, Desenvolvimento Comunitário, Direitos da Criança e do Adolescente, Direitos da Pessoa Idosa, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde e Esporte, Sindicatos e Associações Empresariais – para agendar a realização das entrevistas de forma presencial.

Além do censo com as entidades, o LocalJor também pretende aprofundar o debate através de comunidades de prática e grupos focais, visando a produção de conhecimento aplicado. Esta Etapa 2 do estudo se estende até dezembro de 2026.

Audiência provocada pelo LocalJor aponta para legislação que incentive a produção do jornalismo local em Floripa

27/08/2025 15:43


No último dia 21 de agosto, a audiência pública provocada pelo LocalJor (Laboratório de Práticas para o Jornalismo Local a Serviço dos Públicos) na Câmara dos Vereadores de Florianópolis reuniu mais de 40 representantes de sindicatos, associações de moradores e iniciativas de comunicação independente para debater a situação do jornalismo local na cidade. Coordenada pelo vereador Camasão (PSOL), a audiência também contou com a presença de Carla Ayres (PT) e Bruno Ziliotto (PT), além de assessores de Afrânio Boppré (PSOL), Ingrid Sateré Mawé (PSOL) e Renato da Farmácia (PSDB).

Além de parlamentares, a mesa da audiência foi composta pela vice-presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de SC (SJSC), Schirlei Alves , a presidenta da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Déborah Almada, o professor e pesquisador do LocalJor-UFSC, Samuel Pantoja, e a presidenta da União Florianopolitana de Entidades Comunitárias (Ufeco).

O evento foi iniciado com a apresentação dos resultados da pesquisa “O que conecta as pessoas ao jornalismo local?” da pós-doutora Andressa Kikuti sobre os hábitos, interesses, sustentabilidade, engajamento e participação da população de Florianópolis no consumo do jornalismo produzido sobre a cidade. Em seguida, representantes das entidades presentes falaram sobre como os dados da apresentação se relacionavam com o dia a dia das entidades e de mídias comunitárias e independentes.

Uma fala recorrente na audiência, foi a necessidade de uma legislação que destine uma parte das verbas de publicidade do município de Florianópolis para meios de comunicação comunitários e independentes. Os editais que existem atualmente não favorecem a concorrência desse tipo de meio que acaba subfinanciado e sem a possibilidade de contribuir com o jornalismo da cidade, restringindo a pluralidade.

Na audiência, o LocalJor lançou também uma publicação com os resultados resumidos da pesquisa. O professor Samuel Pantoja fez o convite para que as entidades presentes participassem da segunda fase do estudo, que busca entender melhor os hábitos e impressões da sociedade civil organizada sobre o jornalismo local. Além disso, uma pesquisa qualitativa com grupos focais, deve desdobrar os resultados da primeira fase ainda neste segundo semestre de 2025.

De acordo com o promotor da audiência, vereador Leonel Camasão, “a audiência foi muito importante não só para trazer esse debate para Câmara, mas também para instrumentalizar os vereadores sobre a necessidade da gente ter outras formas de financiamento do bom jornalismo. Nós vivemos no mundo hoje repletos de fake news, de mentiras que são combustíveis do neofacismo, do autoritarismo, de linchamento virtuais. Então é muito importante que a gente busque iniciativas para que o jornalismo volte a ser abundante na nossa sociedade”.

Acesse o relatório resumido da pesquisa aqui.

LocalJor entrevista 604 moradores de Florianópolis para entender o consumo de notícias

03/04/2025 13:06

A equipe de pesquisadores do LocalJor (Laboratório de práticas para o jornalismo local a serviço dos públicos) finalizou coleta de dados da pesquisa de campo no mês de junho. Ao todo, foram entrevistados 604 moradores da cidade de Florianópolis (SC) ao longo de dois meses. O objetivo foi compreender os hábitos de consumo, o interesse por temas da cobertura jornalística, as razões para consumir notícias, para desistir delas, entre diversas outras questões sobre a relação entre a população da cidade e o jornalismo local.

A amostra tem as mesmas características da população total de Florianópolis no que diz respeito à faixa etária, gênero, raça/cor, escolaridade, renda e distribuição territorial na cidade, com margem de erro de até 5%. O questionário foi aplicado nas ruas da cidade, em terminais de ônibus, pontos de comércio e residências, por uma equipe de oito pesquisadores. Além dos participantes do projeto, também participaram estudantes voluntários e profissionais contratados.

A equipe foi coordenada por Denis Berté Sálvia, que é consultor em análises de dados e pesquisador sobre estudos com abordagens quantitativas. Para Sálvia, esse tipo de pesquisa envolve três desafios principais: o custo; o desenho da pesquisa; e a aplicação de todos os passos do método. O recurso aprovado para o projeto através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) garantiu que a execução fosse possível. O planejamento prévio do projeto possibilitou o foco na etapa metodológica do questionário. “Fizemos pré-testes com a própria equipe e testes piloto em campo, para então chegar na versão final do questionário”, e além disso “a equipe precisou ser treinada para executar o campo, que tem prazo e modos específicos de se realizar”, acrescenta Sálvia.

Além da relevância dos dados, o questionário também foi uma experiência pedagógica para os estudantes de graduação. Para Lara Apolinário, voluntária da pesquisa, “a pesquisa prática, em campo, foi um diferencial que contribuiu muito para minha experiência pessoal e acadêmica”. A graduanda em Jornalismo na UFSC já participou de outros projetos de pesquisa, mas ainda não tinha participado da aplicação de um questionário fora do meio digital. Para ela, um dos maiores aprendizados foi “entender como abordar as pessoas, como identificar perfis, como lidar com respostas divergentes e comportamentos divergentes”, complementa.

As primeiras análises dos dados do survey estão condensados em relatório e disponíveis para consulta aqui.

Tags: campoentrevistaspesquisaSurvey
  • Página 1 de 2
  • 1
  • 2