Equipe do LocalJor apresenta resultados da pesquisa em evento científico

Entre os dias 3 e 7 de novembro, pesquisadoras(es) do LocalJor estiveram presentes no 23°Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), realizado na cidade de Ponta Grossa, no Paraná.
Neste ano, a apresentação ocorreu na rede de Fundamentos Teóricos do Jornalismo. O pesquisador Lucas Cabral apresentou o artigo “Como as mudanças sociais afetam os usos do jornalismo local? Um survey numa cidade do Sul do Brasil”, escrito por ele e por Andressa Kikuti, Gabriela Grillo, Luisa Meurer-Tavares e Jacques Mick. Trata-se do desenvolvimento de uma metodologia experimental para análise a uma pergunta específica do survey aplicado à população de Florianópolis em 2024: “Por que você consome notícias?”.
Como se tratava de uma pergunta aberta, ou seja, nela as pessoas poderiam responder o que quisessem, a multiplicidade foi grande, assim como o volume a examinar: 604 respostas. Para analisá-las, os pesquisadores criaram categorias que pudessem distinguir padrões, e as codificaram a partir de trabalho humano, com auxílio de inteligência artificial. A equipe chegou à conclusão de que o interesses individuais (ou seja, informações que habilitem as pessoas a agirem em seu cotidiano e que sejam úteis para sua vida pessoal) são o motivo mais relevante para pessoas consumirem notícias. Em segundo lugar, vem as motivações sociais (informações úteis para a atuação na comunidade) e, por último, as características da mídia (se é bom de ler, se é feito para o celular etc.).

“A apresentação do artigo na SBPJor foi bastante produtiva. As discussões realizadas no grupo de trabalho nos auxiliam a pensar teoricamente as descobertas que fizemos no nosso artigo. Além disso, o evento possibilitou contato com professores de todo o país que se interessaram pela nossa pesquisa e que vão manter contato conosco para desenvolver projetos futuros”, afirma Lucas.
Ainda no evento, o professor Samuel Pantoja Lima apresentou o artigo “Perfis Regionais dos Jornalistas Brasileiros: Semelhanças e dessemelhanças” na sessão coordenada da Rede de Trabalho e Identidade de Jornalistas (Retij). Ele analisa, de maneira comparativa, as diferenças demográficas dentro da profissão.




