LocalJor apresenta resultados de pesquisa a jornalistas do ND+
Jornalistas do portal ND+, do Grupo ND, tiveram oportunidade de conhecer detalhes e discutir os resultados da pesquisa “O que conecta os públicos ao jornalismo local?”, realizada pelo em 2024 pelo LocalJor (Laboratório de Práticas para o Jornalismo Local a Serviço dos Públicos), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR-UFSC). A investigação buscou compreender as bases para a construção de um jornalismo local de qualidade a partir da concepção dos moradores da cidade.
O encontro aconteceu na última quinta-feira, 25 de setembro, na sede do ND+ em Florianópolis, a convite da empresa. A pesquisadora Andressa Kikuti Dancosky, coordenadora executiva da pesquisa, apresentou os dados a editores e repórteres que atuam nas cidades de Florianópolis, Joinville, Criciúma, Itajaí, Chapecó e Blumenau, que participaram de forma presencial e remota.
Entre maio e junho de 2024, uma equipe de voluntários foi a campo entrevistar 604 moradores de todos os bairros da capital catarinense. A população respondeu sobre hábitos de consumo do jornalismo, interesse por temas da cobertura jornalística, razões para consumir notícias, o que os públicos valorizam e razões para desistir de ler notícias, sustentabilidade e percepção de influências no conteúdo jornalístico, engajamento e participação do público no jornalismo.
“A gente sabe que as saídas para o jornalismo não vem só da academia, e nem só da prática profissional. A gente precisa trabalhar juntos”, afirma Andressa. No encontro, os jornalistas relataram experiências, compararam dados e debateram meios de alcançar melhor o público. “A conversa gerou vários insights para pensarmos em conteúdos diferentes para entregar a quem consome notícia em Florianópolis”, relata Richard Vieira, editor-chefe do site ND+.
O grupo LocalJor vem realizando uma série de atividades para a divulgação dos resultados da pesquisa. No dia 21 de agosto, pesquisadores participaram de uma audiência pública na Câmara dos Vereadores de Florianópolis que reuniu cerca de 40 pessoas, entre representantes de sindicatos, associações de moradores e iniciativas de jornalismo independente. Antes, no dia 23 de abril, a pesquisa foi apresentada a parlamentares, estudantes, autoridades e representantes da sociedade civil na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Agora, no próximo dia 7 de outubro, o relatório será apresentado aos estudantes do curso de Jornalismo da UFSC e à comunidade acadêmica. O evento terá início às 8h30 no Auditório Henrique Fontes.